quinta-feira, 31 de dezembro de 2009




Queremos que estas verdadeiras  
árvores de Natal 
(capital do Rio Grande do Norte, Brasil
sejam a metáfora certa que exprima os nossos melhores desejos para este ano Dois Mil e Dez.

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Acaba o ano...

... e por toda a parte mostram-se resumos do ano e, ainda, da década. Aqui temos as cem fotografias da Agência Reuters, as melhores fotografias do Público, os trinta livros da década (I), (II) e (III) para Henrique Raposo, as fotos de 2009 para o Expresso e a Revista do Ano da SIC.
Se quiserem, vejam.



domingo, 27 de dezembro de 2009

Percorrer Trás-os-Montes




O nosso amigo Félix-J. Castaño percorreu este último Verão os trilhos e caminhos de Trás-os-Montes; deixou-nos muitas fotografias, das quais mostramos aqui só seis: a primeira do Douro fronteiriço, a segunda de Miranda do Douro (já sabem, a cidade onde podem falar português e mirandês), duas foram tiradas no Rabal (freguesia situada no Parque Natural de Montesinho) e mais duas de Bragança. Vejam que uma delas é do interessante Centro de Arte Contemporânea Graça Morais. Não conhecem esta pintora? Começem a saber algo sobre esta artista trasmontana (Vieiro, 1948) no seu blogue.  
Mais uma vez, obrigado pelas fotos, Félix!             


quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Curso de Português com o jornal Hoy

Uma boa forma de dar a conhecer a língua portuguesa:

 

Parabéns ao jornal Hoy!

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Festa natalícia

Acabámos há poucas horas a modesta festa de Natal deste ano (bom, antes fomos almoçar os professores e o pessoal não docente ao restaurante Los aperos, embora não estivéssemos todos). Além do chocolate e das farturas à espanhola, realizámos dois pequenos concursos. O primeiro deles consistia em redigir um texto que tivesse a ver com o Natal e venceu o grupo formado por Sufyan Ouzraoin, Angelo Costales e Marian Castillo, de 1º de Nível Básico de Francês e o brilhante resultado pode-se ver nesta notícia.
Para o segundo dos concursos o grupo (como no caso anterior, não podiam trabalhar pessoas isoladas) tinha de responder a trinta perguntas de carácter cultural. Quem venceu? Os melhores foram Jaime Martín Díaz (1º de Nível Intermédio de Inglês) e Pedro Manuel Moreno Marcos (2º de Nível Intermédio de Inglês).
Podem comprovar os vossos conhecimentos aí ao lado, mas as respostas só serão divulgadas no mês de Janeiro. Até a chegada do dia 11 de Janeiro, passem boas festas e desfrutem da família, dos almoços e jantares, dos engarrafamentos, das compras, do frio, da lotaria...

domingo, 20 de dezembro de 2009

Curso Monográfico: Descobrir Portugal em bom português

El plazo de matrícula se abre en enero de 2010

Título: Descobrir Portugal em bom português
Nivel del MCERL: A1+
Número máximo de alumnos: 20
Lugar: Escuela Oficial de Idiomas (aula 11)
Horario: Martes y jueves, de 17.30 a 19:15 horas
Días de clase: 2, 4, 9, 11, 23 y 25 de febrero (12 horas); 2, 4, 9, 11, 16, 18, 23 y 25 de marzo (16 horas); 6, 8, 13, 15, 20, 22, 27 y 29 de abril (16 horas); 4, 5, 11, 13, 18, 20, 25 y 27 de mayo (16 horas). 60 horas en total.
Profesor: José María Durán Gómez
Curso reconocido por el CPR de Navalmoral de la Mata
Se puede consultar cualquier información adicional en la Secretaría de la Escuela

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Novidades: um exercício e o poema Mar Sonoro

Hoje temos duas pequenas novidades: um exercício para nós treinarmos o futuro do conjuntivo (já sabem, futuro do conjuntivo + presente do indicativo, futuro do indicativo ou imperativo) e um excelente poema (Mar Sonoro), de uma das grandes escritoras em língua portuguesa, Sophia de Mello Breyner Andresen (Porto, 1919 - Lisboa, 2004). Este poema foi publicado por vez primeira no livro Dia do Mar (Lisboa, Edições Ática, 1947).

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

De volta a Lisboa

Ao sair do comboio o bem-vindo a Lisboa foi algo típico dos princípios de Dezembro - uma névoa ligeira que costuma cobrir a cidade pela manhã. Já a cidade estava a acordar e as primeiras pessoas passeavam pelas ruas à procura dum cafezinho para começarem bem a sexta-feira. Os cheiros tão conhecidos e acolhedores enrolaram-me, do café, as castanheiras... em fim, já me senti em casa. Lisboa é uma maravilha da cidade. Embora seja a capital dum país muitas vezes parece-me uma aldeia. É que não se pode passear pela rua sem dar com um amigo doutra altura já passado, a malta caminha tranquilamente pela cidade, sem o ar de pressa que costuma rodear as capitais.

Mesmo assim, Lisboa tem de tudo. Nunca lhe falta coisas para fazer, os imigrantes brasileiros e africanos asseguram que há sempre uma inundação de concertos, na maioria de borla, ou ao custo de dois ou três euros. E merecem a pena. Lisboa tem uma mistura de culturas fenomenais, em que se pode disfrutar de tudo.
Além disso há sempre varias exhibições e feiras aonde ir, matar o tempo.

Estar lá durante o período natalino também tem o seu encanto. As luzes que se montam nessa época são espectaculares, nem sequer quer pensar o dinheiro invertido só da para apreciar a sua beleza. Vê-se a cidade transformada num conto de fadas, que junto com as castanheiras da à cidade um ambiente mágico. Pronto, com tudo isso quero dizer que Lisboa é uma cidade que me impressionou muito.

E vocês? Já foram a Lisboa? Como foram as tuas experiências? Deixo-vos duas fotos das luzes deste ano. Espero que gostem.

Sandra Young

Suspendida la Cena de Portugués

Queridos alumnos y otros invitados:
Como la profe está enferma (força, Esther!), hemos pensado que es mejor aplazar (suspender: ¡nunca!) la cena para enero y así celebramos el nuevo año con más alegría.
En enero, Esther estará totalmente recuperada, los reyes Magos (o para quien prefiera,  Pai Natal) nos habrán traído un montón de ganas de venir a clase y el 22 de diciembre nos habrá tocado la lotería...

En fin, no hay Jantar de Português, pero el lunes 21 de diciembre hay chocolatada y juegos. ¡Nos vemos en la Escuela!

Aviso para os grupos de Nível Básico e Intermédio

Nesta semana não haverá aulas,
dado que a professora está doente.
Voltará depois de férias, na segunda, 11 de Janeiro.

As melhoras, Esther!!

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Jantar de Português na Casa do Bacalhau

Já fizeram todos a inscrição para o Jantar de Português? Como sabem, será na próxima quinta-feira (17 de Dezembro) por volta das 21:30 na Casa do Bacalhau.
Que bom! O cheiro do alecrim e dos coentros está bem perto...

domingo, 13 de dezembro de 2009

The BOBs: os prémios da Deutsche Welle

Já está aqui a sexta edição dos prémios The BOBs da Deutsche Welle. Estes alemães estão à procura do melhor blog do mundo e para isso organizaram o maior concurso internacional de weblogs (bom, já sabem como são estes rapazes... começam um trabalho e não param).

Como neste blogue, Portugalite, somos muito optimistas, já enviámos as nossas candidaturas para melhor blogue em língua portuguesa (somos muito optimistas; risos e sorrisos) e melhor weblog (somos muito, muito optimistas; gargalhadas). Estes prémios, que possuem um grande prestígio, escolherão os melhores blogues nas seis seguintes categoriasweblog, podcast, videoblog, prémio Repórteres Sem Fronteiras (RSF) para a Liberdade de Imprensa, Blogwurst e Prémio Tópico Especial Mudanças Climáticas.
Além destas categorias, premiar-se-ão os melhores blogues escritos em língua árabe, bengali, chinês, alemão, inglês, francês, indonésio, persa, russo, espanhol e, obviamente, português.
Se, caro leitor deste artigo, é blogueiro: faça já a inscrição do seu blogue (teve o seu início há pouco e só acaba no dia 14 de Fevereiro de 2010). Se não é, pode ajudar Portugalite sugerindo-o como melhor blogue em língua portuguesa ou ainda pode redigir um comentário neste espaço.
Quem ganhou o ano passado? O melhor blogue do júri foi para o cubano Generación Y, da blogueira Yoani Sánchez, e o Prémio RSF foi partilhado pelo iraniano 4equality e a chinesa Zeng Jinyan. O melhor blogue em língua portuguesa de 2008 foi para Querido Leitor, da jornalista brasileira Rosana Hermann.
Os resultados dos melhores blogues de 2009 conhecer-se-ão em Berlim, no dia 15 de Abril de 2010.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Blogues de Cabo Verde



Para nós conhecermos Cabo Verde -sem ter de apanhar o avião ou mesmo antes de o apanhar (quem me dera!)- podemos viajar pelas páginas dos seus escritores: Germano Almeida (há vários livros deste excelente romancista na biblioteca), Baltasar Lopes (o autor de Chiquinho) ou Manuel Lopes (que escreveu Os Flagelados do Vento Leste em 1959); podemos ouvir música de Cesárea Évora ou Sara Tavares (portuguesa, filha de emigrantes) e até podemos ver programas espanhóis de televisão. Sempre estão aí wikipédia, as páginas oficiais do governo, da Rádio e Televisão CaboVerdiana ou a inovadora revista digital Tertúlia Crioula, criada por jovens estudantes universitários.
Mas agora vamos dar uma voltinha pelos blogues caboverdianos, que encontramos em www.afrigator.com, nos blogs cabo verde blog e Sobre Cabo Verde ou no sapo.cv/.
Já dei uma olhadela e gostei daquilo que vi. Por exemplo, acho magnífico Café Margoso: um blogue muito bem cuidado, com excelentes fotografias e textos de qualidade (i.e. "perguntas cafeanas"). Mas não está sozinho: é um prazer, ou simplesmente muito interessante, ler as páginas de Pedrabika e Teatrakácia. E há mais, para o buscador Afrigator eis 15 principais blogues caboverdianos: Café Margoso, Pedrabika, Sanpadjud, Morabeza, Teatrakácia, Ouvir Estrelas..., Com(ou sem)tigo, Maktub, Blog de Amílcar Tavares, Pedaços de mim, Palco da Vida, O Blog do Reitor da UniPiaget, O outro lado do Eu (feitos estes dois últimos pelo Prof. Jorge Sousa Brito), Waaldé e Caboverdiano.

Contudo, encontrámos ainda mais blogues, nomeadamente no sapo: O aZul dO mAr, Kusas di Téra, Muzika di Téra (sobre a música de Cabo Verde em Portugal).

Percorram pois, Cabo Verde sem saírem de casa: naveguem em português e crioulo cabo-verdiano pelos blogues deste arquipélago africano.



terça-feira, 1 de dezembro de 2009

1º de Dezembro: feriado em Portugal


Hoje é 1º de Dezembro, feriado em Portugal. Muita gente aproveita  para fazer uma pequena viagem ou ir às compras. E também é o dia em que os monárquicos portugueses (que também há) reivindicam a restauração do sistema monárquico na figura do "duque de Braçança". Felizemente, os momentos de guerra passaram entre os dois países ibéricos e Portugal aparece hoje como um referente internacional, quer a nível europeu, quer a nível ibero-americano.
 
O quadro, tão romântico, que aqui se apresenta é  a famosa pintura Coroação de D. João IV, realizada em 1908 por José Veloso Salgado (Melón, Espanha, 1864, Lisboa, 1945).