quarta-feira, 22 de abril de 2009

A Viagem do Elefante, de José Saramago

A Viagem do Elefante
Neste 23 de Abril, Dia Mundial do Livro, começamos uma nova secção: O Livro do Mês. E escolhemos este por várias razões: será hoje um livro que vai estar em muitas mãos, é um livro que desde o momento que saiu do prelo está a ser lido por muita gente e, o que é mais importante, trata-se de um excelente romance com personagens de muito interesse. Há uma viagem intrépida, um protagonista pouco falador, de facto só produz barritos, e comentários do narrador omnisciente cheios de ironia e bom humor.
Encontraremos amizade entre pessoas, diálogos acerca das diversas religiões, medos injustificados entre cidadãos de diferentes nações, situações quase bélicas que concluem bem. Temos o Portugal de D. João III e as praias (o melhor "beaches") do Algarve; Europa, de ontem e de hoje, com Viena e Valladolid, o desfiladeiro de Brenner e a fortaleza de Figueira de Castelo Rodrigo. Um livro, em poucas palavras, que merece umas boas horas de leitura sossegada.
Críticas e leituras rigorosas encontramo-las em muitos blogues: espanhóis como Cuaderno de Lectura ou Papel en blanco, brasileiros como Mundo de K e Prosa & Verso ou português como Orgia Literária. No blogue da Fundação Saramago há mais informação escrita (e também algum vídeo).

2 comentários:

Chema Durán disse...

Como soy generoso, aprovecho para proponer a las autoridades competentes una estupenda idea: créese la "Ruta Turística del Viaje del Elefante" (Portugal, España, Italia, Austria).

Alexandre Kovacs disse...

Muito grato do Brasil pela citação ao Mundo de K.