domingo, 1 de novembro de 2009

Pedir os Santinhos

Aqui na minha zona há uma tradição que se cumpre sempre no dia 1 de Novembro. Enquanto os pais dormem a manhã do dia feriado as crianças do distrito de Portalegre juntam-se na rua em pequenos grupos e batendo à porta dos vizinhos "pedem os santinhos".

Lembro-me de ser pequena, pegar num dos sacos do pão que a minha avó fazia e ir ter com os meus amigos. O importante não era se no final da manhã o saco estava cheio ou vazio, o importante era termos passado aquelas horas juntos, eram as gargalhadas, o passeio, era chegarmos a casa com a alma cheia e um sorriso nos lábios.

Pelo que li, para poder escrever este artigo, o costume vem-nos do facto de ser o dia anterior ao Dia de Finados e as crianças pediam pelas almas daqueles que já não estavam. Era-lhes dada fruta (principalmente frutos secos), bolos, chocolates, dinheiro,... o que houvesse em casa. Li também, nos diferentes blogues das escolas do meu distrito que as crianças continuam a sair nesta manhã para cumprir a tradição. Não dei por eles, é verdade, este ano não me acordaram os toques insistentes na campainha. E eu que até tinha comprado chocolates para oferecer.

Susana (Correspondente em Portugal)

2 comentários:

Anónimo disse...

Na minha aldeia as crianças também pediamos pela rua, a "chaquetia" e depois partilhávamos entre nós (no Norte de Cáceres)

Departamento de Português disse...

Que curioso Nieves, temos a mesma tradição então, ainda que com nomes diferentes.

No entanto, o que mais curioso me parece é que as crianças de hoje em dia troquem a sua própria tradição por uma importada (o Halloween) que ao fim e ao cabo não é mais do que a nossa mas com disfarces.

:)


Susana