quinta-feira, 20 de maio de 2010

"Ainda há pastores?": um comentário


O documentário Ainda há pastores? que temos na biblioteca para nós requisitarmos, é magnífico.
Se gostarem de descontrair e desfrutar da natureza, e de outros aspectos da vida, diferentes aos que estamos costumados a viver no nosso dia-a-dia, vejam. Vale a pena!
O filme de Jorge Pelicano desenvolve-se no Vale da Serra da Estrela (Casais de Folgosinho, Portugal), e percorre o Vale à procura das histórias reais e simples das pessoas que ainda moram nele. Um dos protagonistas é o pastor Hermínio, cuja vida é caminhar pela montanha com as ovelhas, ao som das cassetes de Quim Barreiros. Vamos conhecer também duas crianças, uma mulher velha, um casal... que resistem no Vale apesar das dificuldades e a dureza que implica morar lá.
Não há palavras que possam descrever o que transmitem os rostos, reparem na rapariga quando está a falar das tarefas que desempenha num dia normal, ou na fotografia da mulher velha na sua casa. É arte e vida misturados, e afinal uma obra para os nossos sentidos quando achas que é mais uma história levada ao cinema, oferece-te um salto no tempo, um seguimento para nós comprovarmos como têm evoluído as histórias, e que é o que tem acontecido no vale quatro anos depois. Evidentemente não vou contar...
O silêncio, a natureza, a simplicidade, sem luz eléctrica, sem água canalizada, as montanhas, o gado... são para não perderem.
Digamos que é um filme bem cuidado, cuja fotografia é espectacular, as histórias muito bem contadas com a simplicidade das próprias vidas, e acho muito bem merecidos os vários galardões que possui.

Inês Maria P. (2º Nível Avançado)

1 comentário:

Departamento de Português disse...

Que grande documentário! A não perder!

Chema DG