quarta-feira, 2 de junho de 2010

Exames: cuidado com o monstro terrível...

Nesta época, cuidado com o monstro Abaixa-Nota, que por aí anda... Diz Katia Canton no capítulo VI do seu excelente Monstruário que...
"É um tipo muito específico de monstro: acaba com a determinação e a confiança dos estudantes. Há muitos relatos de alunos que tinham certeza de que teriam boas notas no final do bimestre, mas quando finalmente chegou o boletim, tudo ruiu. Nota baixa em português, em comportamento, em não-sei-mais-quê. De onde veio tudo isto? O que aconteceu? Sem dúvida foi o Abaixa-Nota, que apesar de assustador pode ser neutralizado evitando algumas atitudes.
Confiar cegamente no seu taco e relaxar nos estudos ao longo do ano é o que atrai este monstro. Muitos estudantes relataram que, após terem ido bem em um teste ou prova específica, deixaram de estudar, achando que iam se dar bem sem mais nenhum esforço. Quando deram por si, lá estava o Abaixa-Nota acabando com a auto-estima deles. O antídoto é mesmo ser constante e persistente."

Acho que em Navalmoral não há bichos deste tipo. Ainda bem.

Chema DG

1 comentário:

Inês M. disse...

Que engraçado!
Este blogue é muito inteligente e sabe dos nossos medos e das nossas preocupacões.O monstro terrível ia de autocarro direccão Madrid, mas, pelo sim pelo não...vamos estudar já.