domingo, 25 de janeiro de 2009

Concurso de Microrrelatos


Acabou o I Concurso de Microrrelatos, aqui vos deixamos os vencedores em cada uma das categorias. Mais uma vez agradecemos a todos os alunos a participação.

Nível Básico
CARAVANA QUIETA

Não há longe nem perto no deserto. Só o céu constelado guia os passos dos marinheiros da areia. Mas nesta noite estou perdido. Não vou a nenhum sítio.

Trinta anos há que não há chuva nesta terra seca e justamente hoje, a noite que sai a caravana, as nuvens escondem as estrelas.

Rubén Tamarit - Curso Monográfico


Nível Intermédio
UMA VIAGEM A NENHUMA PARTE
Um dia acordei cedo. Levantei-me rápido porque estava com muita pressa. Não sabia o porquê. Preparei-me para fazer uma viagem. Fiz a minha mala. Sempre tomo café com leite ao pequeno-almoço, mas nesse dia não tomei o que era costume. Saí da minha casa com aparência preocupada. Eu estava muito estranhado. O trânsito na cidade era muito intenso. Todos os carros iam na mesma direcção. Tudo parecia pré-dirigido. As pessoas pareciam seguir uns parâmetros de comportamento iguais. As pessoas caminhavam com inquietude e depressa. Seja por terem saído com atraso das suas casas ou por terem ouvido alguma notícia trágica, as pessoas queriam abandonar a cidade.

Todos os semáforos estavam vermelhos. No momento de mudar um semáforo atravessei a passadeira para peões. Cheguei à estação. Pedi um bilhete. O empregado perguntou-me para onde queria reservar o bilhete. Eu respondi que para nenhuma parte. O empregado disse-me que o último comboio de passageiros já tinha partido. Nesse preciso momento reparei que estava na minha cama.

Luis Carlos Izquierdo - 2º NI


Nível Avançado
VIAGEM A NENHUMA PARTE
JÁ CONHECE O PAÍS DE NENHUMA PARTE? NÃO ESPERE MAIS!
Informações e preços: Agência Impossível 1234567890
Apareceu no jornal. Liguei o telefone: "É um paraíso onde se podem encontrar todas as coisas, as palavras não ditas, os beijos não dados, as ideias pensadas mas não realizadas..." "E não haverá coisas demais para eu ir lá?" Eu perguntei teimosamente. "Fiquei descansada, há lugar suficiente para tudo e todos". No entanto, comecei a lembrar-me da minha mãe a gritar-me: "Assim é que não vais chegar a parte nenhuma". Será que eu própria já comecei a viagem? Decidi compara um bilhete para mim e outro para a minha mãe.

Elena Manrique - 1º NA

Sem comentários: