quarta-feira, 13 de maio de 2009

A falar de livros electrónicos

Na semana passada falámos nas aulas de português sobre os livros electrónicos. Casualmente o fim de semana passado, lendo a revista Paisagens desde o Comboio de RENFE conheci mais dados sobre os livros electrónicos que, contando com a permissão de “a Federação de Editores” passo a relatar traduzindo as suas palavras:

“Os livros electrónicos são pequenos dispositivos com um disco duro no seu interior onde se podem carregar diferentes tipos de arquivos: PDF, Word, JPEG, MP3…) permitindo levar centos de livros no bolso. Está composto de um ecrã no que aparecem os textos escritos com tinta digital que, a diferença da de um computador, não emite luz, pelo que a sensação de ler é muito similar à que oferece o papel. O utente pode, por exemplo, escolher o tamanho de letra, sublinhar frases, procurar frases concretas ou marcar o capítulo pelo que se ficou lendo.

Ainda que estes suportes de informação levam já alguns anos no mercado , a baixada dos preços dos livros on-line, a possibilidade de descarregar textos grátis e a progressiva melhora da relação qualidade preço dos aparelhos fizeram que as vendas em Espanha em 2008 tenham atingido as 8.000 unidades.

No entanto, esta cifra não tem em conta que alguns dos livros electrónicos não se vendem fisicamente em Espanha nem também não se podem comprar on-line. Estes são os principais modelos: Sony Reader, com ecrã táctil para passar páginas com o dedo ou activar um marca páginas. Permite tomar notas com um teclado virtual, eleger cinco tamanhos de letras diferentes e sublinhar com um lápiz óptico. Só se vende em lojas virtuais dos EUA e Canadá. Custa 313 euros. Kindle 2 pode-se conectar inalámbricamente à biblioteca de Amazon, pondo a disposição do utente 240000 títulos. Permite armazenar até 1500 livros. Uma aplicação permite-lhe falar (lê em alto os textos) e oferece seis tamanhos diferentes de letra. Não se vende fora de Estados Unidos. Seu preço é de 281 euros. Papyre 6.1. É espanhol. Conta com uma memória útil de de 450 MB. Vende-se num pack com um cartão de cor de 2GB com mais de 500 livros já carregados. De venda on-line em http://www.papyre.com/. O preço é de 299 euros.

Espero que a informação seja útil.

Aluna de B2.

Sem comentários: