domingo, 24 de maio de 2009

Dona Pura e os Camaradas de Abril, de Germano Almeida

Se quiserem ler um romance ilustrativo sobre a Revolução dos Cravos desde uma perspectiva criativa, juvenil e diferente, recomendo-vos o romance Dona Pura e os Camaradas de Abril. Quanto ao seu autor, Germano Almeida, nasceu em Boa Vista em 1945 e licenciou-se em Direito na Universidade de Lisboa. No que se refere a sua obra de ficção, representa uma nova etapa na história literária de Cabo Verde. Passo agora a falar do romance Dona Pura e os Camaradas de Abril.

Publicado em Lisboa, 1999, desenvolve-se ao redor da celebração do 25 de Abril, para o comemorar. O protagonista, um jovem cabo-verdiano estudante de Direito em Lisboa, acorda na mahnã do 25 de abril de 1974 no seu quarto com a notícia da Revolução. O romance mostra um percurso pelas vidas como a do jovem protagonista e quais são os sentimentos dele perante a revolta. É preciso não esquecer Dona Pura e os camaradas de Abrila patroa da pensão, Dona Pura. Merece um destaque pela sua personalidade inflexível representando o contraponto contra o desejo de liberdade e as ideias revolucionárias da sua filha e o namorado dela. Ficarão surpreendidos.

Para concluir dir-vos-ei que a escolha deste libro é fulcral para comprenderem desde uma perspectiva original como é que se sinte nessa altura o 25 de Abril nos corações juvenis.

Aluna de 2º de Avançado

Sem comentários: