terça-feira, 13 de outubro de 2009

Jaime Bunda, Agente Secreto, de Pepetela



Vai aqui a primeira recomendação de leitura para este ano 2009/2010. Um livro policial engraçado, com situações cómicas, mas cheio de ironia e de, às vezes, humor azedo. Um romance excelente para conhecer a Luanda (e a Angola dos secretos de Estado, da corrupção e dos benefícios do petróleo) de finais do século XX, onde Pepetela (Benguela, 1941) escreve algumas das suas melhores páginas, especialmente quando parece que não diz as coisas à sério.


E quando acabarem de ler este romance, não fiquem aflitos, aí está Jaime Bunda e a morte do americano, com o nosso anti-herói favorito (paródia de James Bond) a desvendar a estranha morte em Benguela dum engenheiro dos EUA.
Obviamente, não é um grande livro de mistério; o assunto não é descobrir quem é o assassino ou onde está a faca ou a pistola do crime; o assunto é Angola, a corrupção e a inépcia do poder, as mudanças na linguagem oficial para se adequar aos novos tempos. Importa também desfrutar com a linguagem e com esses quatros narradores que sublinham a ficção que toda obra literária é.

E para concluir diga-se que o escritor, que recebeu o Prémio Camões em 1997, também o encontramos no Facebook.

Sem comentários: