quarta-feira, 14 de julho de 2010

Livro do Mês: Antologia do Conto Português

Acabou a Taça do Mundo de futebol (com grandes festas em Espanha) mas a vida não pára. Por isso, Inês Maria, aluna de 2º de Nível Avançado, propõe como leitura para o mês de Julho a Antologia do Conto Português. Estas são as palavras dela:


Na minha opinião, a leitura no Verão tem de ser “fresca” e com um claro objectivo: desfrutar e descontrair e até fugir daqueles temas um bocado densos podendo abordá-los noutro momento. Nesta altura do ano acho os contos serem uma boa escolha. A Antologia do Conto Português de João de Melo (Achadinha, Açores, 4-II-1949) é perfeita. Temos saído da rotina, e agora são a imaginação e as histórias que nos vão levar a lugares novos. Porém, temos de ter em conta que pelo facto de lermos contos, não ficamos longe de uma leitura séria no que respeita aos conteúdos, sendo mais que certo que os relatos curtos a fazem mais leve.
Com o livro, que com certeza conhecemos, pois é quase de leitura obrigatória nas Escolas Oficiais de Línguas, podemos dar-nos ao luxo de ter na mão autores como Eça de Queirós, Manuel Alegre, Almada Negreiros, Camilo Castelo Branco, Mário de Sá-Carneiro, Miguel Torga, José Saramago, Sophia de Mello Breyner, Lídia Jorge, José Luís Peixoto, e mais outros quarenta dos séculos XIX e XX.
Segundo escreve João de Melo no prólogo, “Importa, assim, conhecer o conto português à luz dessa ideia de contemporaneidade literária. Através dele temos a possibilidade de nos revermos no tempo e no país em que vivemos –e não apenas historicamente, mas também social, estética e até literariamente falando” E acrescenta “acredito no conto como uma secreta e comovida visitação dos mitos do homem,” “Eis-nos, assim, perante uma literatura histórica, mística, mitológica, mágica, etno-fantástica, trágica, realista, moderna, pós-moderna, como só ela sabe ser –e como todas as outras o são também, afinal.”
Temos nas mãos um leque de possibilidades para nos desfrutarmos. Aproveitemo-nos deste privilégio.

(Encontram-se mais informações acerca de João de Melo no Projecto Vercial)

2 comentários:

Anónimo disse...

Nice brief and this enter helped me alot in my college assignement. Gratefulness you as your information.

Inês M disse...

Muito obrigada pelo seu comentário.