sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Blogues de Cabo Verde



Para nós conhecermos Cabo Verde -sem ter de apanhar o avião ou mesmo antes de o apanhar (quem me dera!)- podemos viajar pelas páginas dos seus escritores: Germano Almeida (há vários livros deste excelente romancista na biblioteca), Baltasar Lopes (o autor de Chiquinho) ou Manuel Lopes (que escreveu Os Flagelados do Vento Leste em 1959); podemos ouvir música de Cesárea Évora ou Sara Tavares (portuguesa, filha de emigrantes) e até podemos ver programas espanhóis de televisão. Sempre estão aí wikipédia, as páginas oficiais do governo, da Rádio e Televisão CaboVerdiana ou a inovadora revista digital Tertúlia Crioula, criada por jovens estudantes universitários.
Mas agora vamos dar uma voltinha pelos blogues caboverdianos, que encontramos em www.afrigator.com, nos blogs cabo verde blog e Sobre Cabo Verde ou no sapo.cv/.
Já dei uma olhadela e gostei daquilo que vi. Por exemplo, acho magnífico Café Margoso: um blogue muito bem cuidado, com excelentes fotografias e textos de qualidade (i.e. "perguntas cafeanas"). Mas não está sozinho: é um prazer, ou simplesmente muito interessante, ler as páginas de Pedrabika e Teatrakácia. E há mais, para o buscador Afrigator eis 15 principais blogues caboverdianos: Café Margoso, Pedrabika, Sanpadjud, Morabeza, Teatrakácia, Ouvir Estrelas..., Com(ou sem)tigo, Maktub, Blog de Amílcar Tavares, Pedaços de mim, Palco da Vida, O Blog do Reitor da UniPiaget, O outro lado do Eu (feitos estes dois últimos pelo Prof. Jorge Sousa Brito), Waaldé e Caboverdiano.

Contudo, encontrámos ainda mais blogues, nomeadamente no sapo: O aZul dO mAr, Kusas di Téra, Muzika di Téra (sobre a música de Cabo Verde em Portugal).

Percorram pois, Cabo Verde sem saírem de casa: naveguem em português e crioulo cabo-verdiano pelos blogues deste arquipélago africano.



7 comentários:

Cafe Margoso 2.0 disse...

Obrigado pela referencia, caro amigo!

Abraço de cabo verde

João Branco

Anónimo disse...

Para quando essa viagem?
Cristina Ruiz

Departamento de Português disse...

Quem me dera ir e conhecer Cabo Verde! Se calhar, quande o novo aeroporto estiver acabado (acho que vamos ter de esperar mais um bocadinho; com certeza o aeroporto abrirá antes). Mas, tudo chega, é só ter paciência.

Chema Durán

KissFlower disse...

Obrigada pela referencia!!
Bijim da Lisboa (corpo presente) e Espirito (Cabo Verde)

Fonseca Soares disse...

Muito obrigado pela referência, amigo, mas há ainda muito mais... e bem interessantes blogues para 'espreitar' e acompanhar...
Abraço

Departamento de Português disse...

Caro Fonseca Soares,
Que bom que estes não sejam os únicos! Vamos ver se, a pouco e pouco, podemos mostrá-los. De qualquer maneira, julgo que este não é o mau primeiro passo.

Amílcar Tavares disse...

Obrigado pela menção, meus caros.

Cabo-verdianamente,

Amílcar.