sexta-feira, 19 de março de 2010

Comentários (e 2) ao filme Pigeon: Impossible

Acabamos os textos sobre este filme com dois comentários de alunos de 1º de Nível Avançado (Luis e María Dolores):

O filme Pigeon: Impossible é um conto de animação. O argumento do filme é simples: um agente secreto da Central de Inteligência Americana (CIA) com pouca, aparentemente, experiência recebe uma mala de um colega. Esta mala contém as indicações e os códigos de acesso para activar a guerra nuclear.
A acção tem lugar numa rua de Washington D.C. Infelizmente uma pomba cai lá dentro da mala. Como consequência surgem danos, estragos e problemas, não só sobre o próprio agente, senão sobre os próprios pedestres também. Tudo é confusão na rua. Seja como for, as coisas pioram.  O maior problema acontece logo que um donut cai dentro da mala e espanca o botão de lançamento do míssil nuclear. Mal tocou o botão, já está a surgir o míssil escondido no Obelisco da cidade e que se dirige ao seu objectivo. Neste momento começa uma luta a fim de que o míssil expluda no ar e não consiga o seu objectivo.
O agente não quer matar a pomba; no entanto, a pomba morre quando o míssil cai em cima dela.
Os desenhos deste conto animado são originais, estão tão bem conseguidos que parecem ter a sua própria vida. é muito interessante, tanto o modo em que a pomba desafia ao agente como o modo em que o agente a trata para não resultar ferida. Apesar disso, o final do filme coloca mais ênfase na morte da pomba que na destruição do míssil.
O ritmo do argumento é muito rápido. Aliás, o filme dura por volta de seis minutos. A música ao longo do filme tem uma grande importância. Está em concordância como o argumento e o tipo de filme.
Este filme não parece uma crítica a nenhuma instituição conhecida.

Olá, meu querido amigo Nuno!
Envio-te esta mensagem para te contar um filme de animação que vi na quinta na Escola de Línguas.
A história se passa na capital dos EUA, Washington, onde um agente secreto recebe uma mala de um outro agente para cumprir uma missão impossível; com a mala o agente pode atacar um país inimigo ou se defender dele.
Mas isso será uma tarefa muito difícil por causa de um pombo esperto, que é capaz de fazer qualquer coisa para apanhar um donut de chocolate que leva o agente. Este, quando vê o pombo pensa que se lhe oferecer umas migalhas, o pombo ir-se-á embora, mas o pombo não deixa de olhar para o donut, porque quer comê-lo tudo.
De qualquer maneira, o pombo não deixará de tentar roubar o donut, até que de repente no intuito de o apanhar, o pombo cai dentro da mala, e como a mala é um computador que está cheio de botões, o pombo começa a mexer neles com o seu bico, e é então quando uma batalha começa na cidade.
De dentro da mala começam a sair mísseis que disparam sobre as casas, destroem carros, prédios, as pessoas correm de um lado para o outro sem saber o que é que acontece realmente.
O agente tem então que oferecer ao pombo o donut para ele recuperar assim a mala. Porém, quando a mala finalmente é aberta e o pombo sai dela, infelizmente o donut cai dentro da mala e carrega no botão vermelho, meu Deus!
Nesse instante, do Obelisco da cidade sai um míssil enorme em direcção a Moscovo para atacar o país inimigo. O agente deve ser rápido e destruir o míssil. Mas, como fazê-lo? Ele pega na mala, porque além de lançar mísseis, faz de avião e pode voar. Quando finalmente o agente chega até ao míssil,d e novo aparece o pombo para procurar o donut. O agente tem de fazer uma última coisa: abrir a mala para deixar cair o donut e que o pombo saia atrás dele.
Finalmente, o míssil é destruído e uma das partes dele cai infelizmente em cima do pombo.

Sem comentários: