quarta-feira, 10 de março de 2010

Livro do mês: Portugal, Hoje - O Medo de Existir

Portugal, O Medo de Existir
PORTUGAL, HOJE - O MEDO DE EXISTIR

Democracia, igualdade, direitos, dignidade, economia, capitalismo, consumo, globalização... FILOSOFIA.

A maioria destas palavras está a ser continuamente usada por todos nós: grande parte das vezes cremos saber o que significam, outras muitas, que são usadas correctamente, e, por conseguinte, que somos capazes de as pôr em prática... e em verdade, acreditem, estamos longe dessa realidade! Todos os dias infringimos estes e outros muitos conceitos pelo facto de ignorar – e não apenas – os seus significados. E se ainda por cima só agora é que nos apercebemos de que esses termos são objecto de estudo da área da filosofia, então, é provável que alguém sofra de uma reacção alérgica ou que pense mesmo ter-se ficado cego.
Para os que não opinem que a filosofia é um ramo obsoleto da ciência, mas em todo o caso estigmatizado, possivelmente lhe interesse saber que neste momento José Gil (filósofo de reconhecido prestígio na sociedade portuguesa) deve estar a dar a sua última aula, de portas abertas, como Professor de Filosofia na Universidade Nova de Lisboa.

Entretanto o Portugalite pretende comemorar a sua brilhante carreira, propondo como leitura do mês o seu livro Portugal, hoje –  O medo de existir. Livro esclarecedor, em grande parte, da grave situação que está atravessar o país já há tempo. Livro que, por outro lado, dotado duma escrita surpreendentemente ágil, ambiciona ser compreendido por todos nós.

Caros leitores, vão além, cheguem a lugares insonháveis, onde ainda não dá para ir de carro... desta vez, aos confins do imaginário português.

Boa leitura.

Jorge Costa

Sem comentários: