quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Fado Toninho

Deolinda - Fado Toninho
Propus à turma de 1º NA um exercício diferente para treinar a expressão escrita e em concreto a estrutura do texto argumentativo/expositivo. Partindo de uma canção dos Deolinda, deveriam imbuir-se do espírito da protagonista e traçar o plano de ataque ao seu Toninho sob a forma do texto que estávamos a estudar. E qual não foi a minha surpresa quando aceitaram. Aqui vai o resultado, com a permissão das três autoras: Guadalupe, Elena e Isabel.
Toda a gente diz que o Toninho é muito mau e que anda sempre a procurar brigas, mas eu acho que isso é um exagero. Vejam agora como é que pode ser domado o meu rapazinho.
Em primeiro lugar deixo-o gingar de peito feito, arregaçar as mangas e escarrar para o lado. Entretanto preparo-me para a batalha desgrenhando os cabelos e esborratando os lábios.
Neste mesmo momento, ele lança o grito de guerra "Anda lá, ó meu cobardolas" e eu vou e dou-lhe forte e feio: beijinhos na boca e arrepios no peito. Eis a sua perdição!
Ao fim e ao cabo, cão que ladra não morde.
Susana

3 comentários:

boralá disse...

ois!

acho uma óptima ideia juntar alunos e professores de PLE pela blogosfera...

Vamos lá...

BOralá, Cá e Lá

http://kailaple.blogspot.com/

Departamento de Português disse...

É uma excelente ideia sim, principalmente porque pode ser uma maneira diferente de não cingir o português à sala de aula e a um horário pré-estabelecido.
Obrigada pela visita

Susana

Puntos de vista y ... nada más disse...

Boa sorte com o blogue,
vou visitar.

Cumprimentos