terça-feira, 28 de outubro de 2008

Uma visita a Évora

Templo de Diana, Évora
No fim-de-semana grande de 11 a 13 de Outubro, eu e outros professores da zona de Navalmoral fomos à cidade de Évora. Lá asistimos a um pequeno curso de língua portuguesa organizado pelo Centro de Profesores com interessantes visitas culturais nos arrededores e na própia cidade.


Sem dúvida, um dos sítios mais recordados nesta cidade será a Capela dos Ossos. “Nós ossos que aqui estamos pelos vosso esperamos” é a frase que podes ler quando entras nesta capela da igreja de São Francisco, onde as paredes estão cubertas dos ossos dos frades que moravam em Évora há séculos atrás. Não é uma coisa muito bonita, mas ficamos muito impressionados.

Mas não é só isto porque toda Évora é um monumento: com brancas casas, estreitas e empedradas ruas e numerosas igrejas. Sobre todo, destacam-se a Sé e o templo romano de Diana onde ainda ficam catorze colunas. Também se pode ver um aqueduto e umas muralhas muito bem conservadas.

Foram uns fantásticos dias numa cidade especial. Acho que uma das mais bonitas de Portugal. Não é Lisboa ou Porto, mas tem encanto também. Além foi uma boa oportunidade de treinar o nosso português e conhecer Portugal um pouco melhor.

Bruno Fernández, aluno de 2ºNB

2 comentários:

Departamento de Português disse...

Parabéns pela primeira participação, Bruno. É bom ver que já há quem considere (como nós) este espaço como um cantinho mais da sala de aula, onde a partilha favorece a todos.

Susana

Departamento de Português disse...

Que sorte! Eu também teria gostado de ir à capital do Alentejo!

Chena