sábado, 30 de janeiro de 2010

O português não é uma língua exótica (cap. I)

Na nossa região, Extremadura, aprender português não é, felizmente, uma facto exótico. Já não resulta tão difícil entrar numa livraria de uma cidade extremenha e encontrar algum livro de aprendizagem de português ou um dicionário bilingue. Assim, e segundo os dados fornecidos pelo GIT, este ano há 1.744 alunos de português nas nove Escuelas Oficiales de Idiomas da região (número que aumentará com os alunos livres); tenha-se em conta que em 2006-07 eram 1.375 os alunos, pelo que houve nestes três anos um aumento de 363 alunos. E mais um dado: hoje, nas nove EEOOII da Extremadura há cerca de 21 professores quando há dez anos havia 2 (em Badajoz). Vejamos, em pormenor, o número de alunos de cada EOI:

              Almendralejo:                      122
              Badajoz:                                 569
              Cáceres:                                 273
              Mérida:                                  207
              Montijo:                                122
              Navalmoral de la Mata:    77
              Plasencia:                             145
              Vva. de la Serena-D.B.:    116
              Zafra:                                     113

                        Extremadura:  1.744

E não estamos sozinhos. Além das 9 extremenhas, há mais 19 Escolas Oficiais de Idiomas em Espanha com ensino de língua portuguesa: Andaluzia (Aiamonte e Málaga), Cantábria (Santander), Castela  e Leão (Leão, Salamanca, Ponferrada, Valhadolid, Zamora), Catalunha (Barcelona-Drassanes), Galícia (Corunha, Ferrol, Ourense, Pontevedra, Vigo), Madrid (Madrid-Jesús Maestro), Valência (Alicante, Castellón, Valência) e País Basco (Bilbau).
Por isso, julgo que aprender português está a deixar de ser uma questão de ousadia (ou mesmo uma raridade)  e começa a formar parte do quotidiano. Oxalá continuemos assim.

Chema DG

1 comentário:

S disse...

Muito bom artigo, Chema, muito bom mesmo. E que susto quando fiz contas de dividir:
569:4= aaaahhhhhhh!