domingo, 9 de novembro de 2008

Concurso "Tudo isto é Portugal"

Primeira Entrega
Lugar
Lello & irmão Será um exagero de Enrique Vila-Matas, um escritor que adora Portugal, quando disse dela que era a mais bonita do mundo? De que tipo de estabelecimento estamos a falar? Será que vende bacalhau seco? Ou vinho para beber com sossego e tranquilidade? E o Ernesto Chardron, que não parece ser um apelido muito português, que tem a ver com tudo isto? Será verdade que abriu as portas em 1869, perto da Torre dos Clérigos, na zona mais moderna e requintada da cidade?

Pessoa

Pedro AbrunhosaEste homem de óculos escuros nasceu na cidade invicta a 20 de Dezembro de 1960. Nela trabalhou, por exemplo, no Rádio Clube. As suas obras são muito conhecidas em Portugal e também no Brasil: não diremos o nome de todas elas, que chegam a nove, mas fiquemos com Viagens, Momento e o seu último trabalho: Luz. Se foram ao cinema, lá estava, nos filmes Adão e Eva (do realizador Joaquim Leitão) e n’A Carta, do genial Manoel de Oliveira – que nasceu na mesma cidade do nosso protagonista. E não trabalha sozinho, já que desde 1991 estão com ele Cláudio Souto, Edgar Caramelo, João André, Marco Nunes e Pedro Martins. Mas não se enganem, isto não é um pandemónio qualquer, é gente muito bem organizada.

1 comentário:

Anónimo disse...

Podem ver um artigo e umas belíssimas fotografias da livraria mais gira de Portugal (concordo com este escritor) neste endereço

http://cidadesurpreendente.blogspot.com/search/label/Livrarias