
E agora estas árvores, que esperamos venham carregadas

Para todas as pessoas: feliz ano!
Blogue do Departamento de Português da Escuela Oficial de Idiomas de Navalmoral de la Mata (Extremadura, Espanha)
Susana
D. Manuel encarregou Pêro Anes do meu projecto na última década do século XV e fiquei concluída em 1514, ainda que alguns detalhes – como o coruchéu da torre sineira – tenham sido terminados apenas quatro anos mais tarde. Sou uma mistura de estilos arquitectónicos que vão do flamengo ao tipicamente português descendente do gótico. Tenho, modéstia a parte, um dos mais belos tectos de Portugal feito com a madeira autóctone do sítio em que fui erigida. Como destaques costumam referenciar-me os assentos, com as figuras de sempre trajadas conforme o século em que me terminaram e elementos característicos do quotidiano da minha localização. El-Rei ofereceu-me ainda a cruz processional, de prata, uma das obras-primas da ourivesaria portuguesa da época.
Que melhor ideia que começar as aulas com novidades? Por isso, neste 2008-2009 estamos a estrear artefactos comunicativos, como é este blogue. Esperamos que este novo espaço, embora virtual, seja um cantinho onde podermos trocar ideias, mensagens, fotografias, experiências, que tiverem relação com Portugal e a língua portuguesa.
É claro que está primordialmente destinado aos alunos e professores da EOI de Navalmoral de
E que não é este blogue? Um espaço para os professores se comunicarem. Não! Os professores, a Susana Abrantes Pereira e o Chema Durán Gómez, não querem fazer sozinhos este Portugalite, tentarão, sim, propor ideias e incentivar a participação. E também não é o clube de fãs do Miguel Esteves Cardoso, que é demasiado conservador para nós. Como somos gente séria (acreditem, acreditem!), não se permitirão comentários insultuosos ou pejorativos. Há quem pense que é censura, nós julgamos que se trata, simplesmente, de bom senso e bom gosto.
A partir de aqui, este blogue é de todos nós. Que seja para bem.