quarta-feira, 27 de maio de 2009

Concurso "Pasaba por ahí"

Ángel Redondo na BolíviaMaria Jesus na Madeira
Ángel Mateos no Rio
Acabou o concurso fotográfico organizado pela Escola de Línguas.
Só podemos dizer: parabéns, vencedores!
E, além disso, agradecemos a participação de todos aqueles alunos que enviaram fotografias e também de todas aquelas pessoas que, desde os mais longínquos locais do planeta, votaram nas quase cinquenta fotografias.
Só um pormenor: as duas fotografias que obtiveram mais votos (tiradas na Bolívia e na Madeira) são de estudantes de português e a terceira foi tirada no Pão de Açúcar do Rio de Janeiro!

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Vozes da Rádio em Navalmoral

Vozes da Rádio

Foi no dia 13 de Maio (não por quaisquer ligações religiosas à data), às 21h30, que os Vozes da Rádio encantaram todos aqueles que estiveram no Aromas de Dakar. Surpreenderam os que não sabiam ao que iam e também aqueles que já lhes conheciam o trabalho. Cantaram, arrepiaram, falaram, riram e fizeram rir. Ficámos todos um bocadinho mais ricos no fim da noite.


Os alunos descobriram música que não conheciam da última metade de século, mas descobriram também que nem toda a música portuguesa é triste, que percebem mais português do que aquilo que pensavam, e que quando se perde o medo de fazer perguntas se aprende muito mais.


Os membros do grupo da "invicta" conseguiram trazer para Navalmoral de la Mata (quase Madrid :) ) um bocadinho de Portugal - e é tão bom estar em casa, mesmo quando se está longe.



Provas de Classificação

Provas de Classificação de Português
22 de Junho de 2009 (segunda-feira)

Prova para Nível Básico: 16:30 horas
Prova para Nível Intermédio: 18:00 horas
Prova para Nível Avançado: 19:30 horas

O aluno tem de trazer o Bilhete de identidade (DNI) e uma caneta azul ou preta.

Cada prova possui:

a) Um exercício de Compreensão de Leitura
b) Um exercício de Compreensão Auditiva
c) Um exercício de Expressão Escrita
d) Um exercício de Expressão Oral

Este último exercício de Expressão Oral poder-se-á realizar na terça-feira, 23 de Junho.

Há mais informação no DOE de 11 de Maio e no DOE de 22 de Maio.

Datas dos exames de Junho

Exames de Junho:

1º Básico:

2, 16:00 horas (escrito)
3, 18:00 horas (oral)

2º Básico:

2, 16:00 horas (escrito e oral)

1º Intermédio:

3, 20:oo horas (oral)
4, 18:30 horas (escrito)

2º Intermédio:

4, 16:30 horas (oral e escrito)

1º Avançado:

8, 17:00 horas (oral)
11, 16:00 horas (escrito)

2º Avançado:

8, 19:00 horas (oral para alunos oficiais)
11, 16:00 horas (escrito; oral para alunos livres a partir das 20:00 horas)

domingo, 24 de maio de 2009

Dona Pura e os Camaradas de Abril, de Germano Almeida

Se quiserem ler um romance ilustrativo sobre a Revolução dos Cravos desde uma perspectiva criativa, juvenil e diferente, recomendo-vos o romance Dona Pura e os Camaradas de Abril. Quanto ao seu autor, Germano Almeida, nasceu em Boa Vista em 1945 e licenciou-se em Direito na Universidade de Lisboa. No que se refere a sua obra de ficção, representa uma nova etapa na história literária de Cabo Verde. Passo agora a falar do romance Dona Pura e os Camaradas de Abril.

Publicado em Lisboa, 1999, desenvolve-se ao redor da celebração do 25 de Abril, para o comemorar. O protagonista, um jovem cabo-verdiano estudante de Direito em Lisboa, acorda na mahnã do 25 de abril de 1974 no seu quarto com a notícia da Revolução. O romance mostra um percurso pelas vidas como a do jovem protagonista e quais são os sentimentos dele perante a revolta. É preciso não esquecer Dona Pura e os camaradas de Abrila patroa da pensão, Dona Pura. Merece um destaque pela sua personalidade inflexível representando o contraponto contra o desejo de liberdade e as ideias revolucionárias da sua filha e o namorado dela. Ficarão surpreendidos.

Para concluir dir-vos-ei que a escolha deste libro é fulcral para comprenderem desde uma perspectiva original como é que se sinte nessa altura o 25 de Abril nos corações juvenis.

Aluna de 2º de Avançado

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Pirilampo Mágico 2009

Pirilampo Mágico

Já com 22 anos, o Pirilampo Mágico faz parte da vida de qualquer português. Esta iniciativa da CERCI é acarinhada por todos não sei bem se pelo lado solidário que (quero acreditar) temos dentro de nós, se porque o simpático bichinho nos toca o coração. Certo é que chega todos os meses de Maio, é barato, decorativo e ajuda pessoas que têm algumas dificuldades. É, para mim, um companheiro desde há muito anos - tenho-os todos guardados em casa, desde o primeirinho em 87 - e tinha que o apresentar a todos vocês.
Se puderem, comprem um pirilampo este ano, o meu já cá canta!

domingo, 17 de maio de 2009

Jantar dos alunos de Português

Na próxima quinta, dia 21 de Maio, os alunos e professores de Português vamos jantar à Casa do Bacalhau, de Navalmoral. Lá estaremos por volta das 21:30 horas. Já fizeram todos a inscrição?

quarta-feira, 13 de maio de 2009

A falar de livros electrónicos

Na semana passada falámos nas aulas de português sobre os livros electrónicos. Casualmente o fim de semana passado, lendo a revista Paisagens desde o Comboio de RENFE conheci mais dados sobre os livros electrónicos que, contando com a permissão de “a Federação de Editores” passo a relatar traduzindo as suas palavras:

“Os livros electrónicos são pequenos dispositivos com um disco duro no seu interior onde se podem carregar diferentes tipos de arquivos: PDF, Word, JPEG, MP3…) permitindo levar centos de livros no bolso. Está composto de um ecrã no que aparecem os textos escritos com tinta digital que, a diferença da de um computador, não emite luz, pelo que a sensação de ler é muito similar à que oferece o papel. O utente pode, por exemplo, escolher o tamanho de letra, sublinhar frases, procurar frases concretas ou marcar o capítulo pelo que se ficou lendo.

Ainda que estes suportes de informação levam já alguns anos no mercado , a baixada dos preços dos livros on-line, a possibilidade de descarregar textos grátis e a progressiva melhora da relação qualidade preço dos aparelhos fizeram que as vendas em Espanha em 2008 tenham atingido as 8.000 unidades.

No entanto, esta cifra não tem em conta que alguns dos livros electrónicos não se vendem fisicamente em Espanha nem também não se podem comprar on-line. Estes são os principais modelos: Sony Reader, com ecrã táctil para passar páginas com o dedo ou activar um marca páginas. Permite tomar notas com um teclado virtual, eleger cinco tamanhos de letras diferentes e sublinhar com um lápiz óptico. Só se vende em lojas virtuais dos EUA e Canadá. Custa 313 euros. Kindle 2 pode-se conectar inalámbricamente à biblioteca de Amazon, pondo a disposição do utente 240000 títulos. Permite armazenar até 1500 livros. Uma aplicação permite-lhe falar (lê em alto os textos) e oferece seis tamanhos diferentes de letra. Não se vende fora de Estados Unidos. Seu preço é de 281 euros. Papyre 6.1. É espanhol. Conta com uma memória útil de de 450 MB. Vende-se num pack com um cartão de cor de 2GB com mais de 500 livros já carregados. De venda on-line em http://www.papyre.com/. O preço é de 299 euros.

Espero que a informação seja útil.

Aluna de B2.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Vozes da Rádio em Navalmoral!

Amanhã, quarta-feira, por volta das 21.00 horas e no Aromas de Dakar, estará connosco o fantástico grupo Vozes da Rádio. Acreditem: que os cinco músicos deste grupo cantem em Navalmoral é uma grande sorte. Aproveitamos este espaço para agradecer o imenso trabalho feito por Lígia Borges, do Instituto Camões, para eles poderem vir cá.
Queremos ver todos os alunos de português lá, em cima da hora!

domingo, 10 de maio de 2009

Joly Braga Santos: Compreensão Auditiva

Há muito tempo que não colocamos um exercício de compreensão auditiva. Nesta gravação de seis minutos (do programa Portugal sem Limites, da RDP Internacional) pode-se ouvir uma pequeno resumo da vida deste compositor português. As perguntas que se devem responder são as seguintes:

1. Onde nasceu Joly Braga Santos?
2. Em que ano nasceu o compositor?
3. Em que cidades italianas é que se formou musicalmente?
4. Quem foi o seu mestre na capital portuguesa?
5. Qual foi a obra que escreveu em 1952?
6. A Trilogia das Barcas está baseada na obra de um importante escritor português. De quem estamos a falar?
7. Onde foi a estreia da Trilogia das Barcas?
8. Que bandas sonoras para filmes escreveu em 1953 e 1982?
9. Que instituição fundou e dirigiu?
10. Em que data morreu?

Há mais informação em português sobre Joly Braga Santos na Wikipédia e no Centro Virtual Camões.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Uma notícia excelente

A Escola de Línguas terá edifício próprio! Trata-se, pois, de uma óptima notícia, que pode ser lida nos jornais Hoy e El Periódico Extremadura.

terça-feira, 5 de maio de 2009

Viagem à Madeira

Madeira 1Madeira 2Madeira 3

A Madeira é uma bela ilha. Possui uma grande diversidade de paisagens e uma rica e diversificada flora. Em poucos quilómetros, chega-se a muitos metros de altitude.
O clima também varia. Quanto mais interior mais frio e humidade.
Se aluga um carro, você pode visitar a ilha. Se prefere pode caminhar ao longo das levadas. Todas as rotas estão bem marcadas.
Pode apanhar sol nas piscinas de água de mar que há por toda a ilha.
A cozinha destaca-se pelo seu peixe fresco: mero, bacalhau. Mas também pode tomar o famoso arroz de marisco.
Se é um amante da natureza, na Madeira vai encontrar um lugar que não o vai decepcionar.

Ana Nuevo
Monográfico de Português

Prémios Espiral Edublogs 09

Já foram decididos os vencedores do III Prémio Espiral de blogues educativos.
Parabéns a todos, organização e blogues premiados!

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Actividades Formativas Complementarias

Começou o processo de selecção para "pessoal laboral temporal" encarregado de realizar "actividades formativas complementares" nas escolas públicas (ensino infantil, primário e de educação especial) de Extremadura.
Já existe a possibilidade de os alunos estudarem português como AFC (isto é importante!) em centros de Badajoz, Cáceres, Mérida, Montehermoso, Olivença, Valência de Alcântara e Zafra-Los Santos.
Para fazer parte deste grupo de "pessoal laboral temporário", quem quiser deve ser cidadão da UE, Noruega ou Islândia, ter mais de dezasseis anos, possuir o nível básico de educação e estar no desemprego. Toda a informação, no DOE.