terça-feira, 27 de abril de 2010

Prémios The BOBs (Deutsche Welle)

 logos

Já se decidiram os melhores blogs do Mundo, no Prémio organizado pela emissora alemã Deutsche Welle. Trata-se de uma excelente ocasião para dar uma voltinha por alguns dos melhores blogues escritos em língua portuguesa (há 428 inscrições!) e não só.

Alguns dos Prémios do Júri  foram estes:
1. Melhor weblog: The Ushahidi Blog (EUA, inglês)
2. Prémio Repórteres Sem Fronteiras (RSF):  Nós somos jornalistas (Irão, persa)
3. Prémio Blogwurst: Blogs do Além (Brasil, português)
4. Prémio Tópico Especial Mudanças Climáticas: Coluna Zero (Brasil, português)
5. Melhor weblog em português: Física na Veia! (Brasil)

E os ususários votaram nos seguintes blogues:
1. Melhor weblog: Críticas de Osama (Jordânia, árabe)
2. Melor weblog em português: Digital Drops (Brasil)

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Auxiliares linguísticos para 2010-2011

Convocatória para 10 auxiliares linguísticos de Portugal para as regiões da Extremadura, Castela e Leão e Andaluzia.
Trabalho: 12 horas semanais
Bolsa: 700 euros mensais
Último dia para realizar a inscrição: 15 de Maio
Toda a informação: Ministério da Educação

Despachem-se!

domingo, 25 de abril de 2010

25 de Abril de 1974 (nos jornais da Extremadura)

A nossa homenagem (sim, homenagem) ao 25 de Abril de 1974 este ano tem a ver com as primeiras notícias que publicaram os jornais extremenhos. Muitas coisas mudaram com o 25 de Abril e uma delas foi a imagem que de Portugal se tinha nesta região espanhola.
Que o 25 de Abril podia ter sido melhor? Podia. Que nem tudo correu bem? É verdade. Que a descolonização podia ter sido feita de forma diferente? Podia. 
E também Portugal podia não estar hoje na UE, ou podia ter começado uma guerra civil, ou uma guerra com Espanha, ou uma guerra colonial sem fim...

quinta-feira, 22 de abril de 2010

VI Maratona de leitura portuguesa em Cáceres

cartaz Feira do Livro

Na XI Feira do Livro de Cáceres realizar-se-á, mais uma vez, uma maratona em língua portuguesa, onde os participantes terão a possibilidade de ler (claro), mas também poderão cantar. E ainda há mais: por aí estarão César Prata e Vanda Rodrigues, que constituem o grupo Assobio, com a sua "música tradicional expandida". Força, leitores!

Onde: Feira do Livro de Cáceres (Passeio de Cánovas)
Quando: terça-feira, 27 de Abril (a partir das 17:00 horas)

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Brasília faz 50 anos

Brasília
 (fotografia de Cristiano Mascaro, na revista Veja - Brasília 50 anos)
A capital do Brasil faz hoje 50 anos. Esta cidade, fascinante pela sua arquitectura, tem uma história  invulgar,  que começa muitos anos antes de ela ser declarada Património da Humanidade pela Unesco. Como podem supor, há uma quantidade imensa de livros,  fotografias  e referências na imprensa brasileira (Folhaonline, Estadão, Correio Braziliense ou Globo;  não percam este especial Veja) que tratam deste assunto. Quem não saiba nada, nada, nada de Brasília, encontrar-se-á como nomes como Oscar Niemeyer, Lúcio Costa ou Juscelino Kubitschek. Merece a pena visitarem algumas das páginas que aqui mostramos. E, claro, viajar a Brasília :)

sábado, 17 de abril de 2010

Web 2.0 no âmbito das línguas, por A. Paniagua

Ontem, sexta-feira, realizaram-se na EOI de Montijo as XI Jornadas de Profesores de Escuelas Oficiales de Extremadura. Houve palestras de qualidade (eu estive a ouvir primeiro a Ed Cousins e mais tarde a Ángel Gallego e Juan Luis Salguero), mas aqui vou trazer a palestra intitulada "Uso das redes sociais na sala de aula", de Antonio Paniagua, que foi muito, muito interessante. Vejam tudo o que os profesores temos de aprender e ser capazes de levar às nossas salas de aula:

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Bandeiras espanholas em Valença

capa jornal Público

As bandeiras espanholas em Valença do Minho foram objecto de debate na sala de aula de 2º de Nível Avançado. Eis a controvérsia, com artigos de Inês Maria e Roberto Alonso.



Acho bem a ideia de as bandeiras espanholas ondearem nas varandas em Valença do Minho. A notícia é curiosa, e julgo o facto inteligente e bem pensado por duas razões: a primeira, que uma medida de protesto persegue um claro objectivo, ter a máxima repercussão nos meios de comunicação para assim conseguirem o que estão a procurar; e a segunda, que como gesto de agradecimento ao Presidente da Câmara de Tui, sem dúvida vai garantir a atenção ao utente (aos doentes) no Centro de Saúde. Afinal, é um protesto pacífico, porém enérgico para as autoridades sanitárias portuguesas não pouparem à custa da saúde dos cidadãos. Há quem pense que a utilização das bandeiras não é adequada, mas o fim justifica os meios. E não fizeram dano nenhum... somente pressão. (Inês Maria)

Impressionou-me a ideia da colocação de bandeiras espanholas na vila de Valença do Minho, como sinal de protesto dos seus habitantes perante o problema do Centro de Saúde deste município minhoto.Caso eles não fizessem isto, mais ninguém saberia dos seus problemas?Na minha opinião, o facto de quer chamar a atenção de forma rápida, e de ser ouvidos pelos meios de comunicação do mundo inteiro, não justifica o uso dos símbolos e das bandeiras à toa. Discordo do uso dos símbolos alheios a nós mesmos, com a simples procura de um interesse pontual, quando em essência puderem ser inclusivamente contrários historicamente aos nossos próprios símbolos e pensamentos.Não é, aliás, na actualidade, o uso das bandeiras, para mostrarmos melhores do que os outros, motivo de grandes conflitos? Para mim, os símbolos não deveriam ter mais significado do que um simples carácter informativo ou distintivo. (Roberto)

terça-feira, 13 de abril de 2010

Livro do mês: Felizmente há luar!

Cartaz Felizmente Há Luar

Aproximamo-nos duma janela, assomamo-nos, -1933-1974- faz vento, despenteia-nos, mas não é ele motivo por que homens se encontrem lá na rua prontos a falar, finalmente baixem os olhos e, apenas, se cumprimentem... Para quê! O vento ronda, azoina, vai para uma banca lá em baixo, passa página, esvoaça, volta a passar, lê-se mais uma notícia, não queiram saber qual o jornal, que a bom entendedor meia palavra basta, e destas, já se sabe, que não faltem se se escassear em conteúdos; quem quiser ler é só por simpatia, que a empatia não alfabetizada e isto, calhou ao povo, que ao todo abrange mais de 50%.

Mas debrucemo-nos mais um bocadinho sobre esta intra-história, e embora respiremos melhor cá fora que aí dentro, termos uma panorâmica mais ampla dá lugar a maiores sucessos... O que não nos diz respeito... Barulho, vozes e gritos, não me aguento, espreitemos... Algo, ou alguém, foi preso... Pelos vistos foi alguém, agarra uma espécie de caderno... Coitado, levam-no, passos no silêncio ecoam nos ouvidos... Um objecto cai e um menino passa ao lado, agacha-se, recolhe algo, e sai da cena a correr de orelhas moncas, que os vitupérios, como os passos, esfumam-se com os ecos... Aquele, o detido, já não é o mesmo, é um rosto de leve sorriso, uma ideia que isola, talvez por ter salvo uma espécie de caderno, um diário... ou aquilo fosse um livro?

Para este mês, Abril de 2010, deixamo-vos com um livro, que logo foi teatro, sem ter deixado de ser por isso um texto escrito (logo perfeitamente recomendável para uma leitura); qualificá-lo-ia de arrebatador, e subversivo pela censura da época. Deixamo-vos com Felizmente há luar!, de Luís de Sttau Monteiro.

Boa leitura,

Jorge Costa

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Maratona de poesia portuguesa em Badajoz

Os colegas de português da EOI de Badajoz estão a preparar uma maratona de leitura de poesia portuguesa. Quem quiser (e tiver a oportunidade), pode ir lá ter com eles (já sabem: sábado, 17 de Abril). Com certeza, haverá muitos alunos de português com livrinhos nas mãos na praça de São Francisco e não só de Badajoz.
Boa sorte para todos, organizadores e leitores!

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Alunos "Livres"

Começaram as inscrições para os alunos "livres" nas Escuelas Oficiales de Idiomas de Extremadura.
Em Navalmoral poderão realizar os exames de 2º de Nível Básico (A2 do Quadro Comum Europeu), 2º de Nível Intermédio (B1+ do QCE) e 2º de Nível Avançado (B2 do QCE).
Despachem-se, só há vinte dias!
Informação completa no DOE. Outras informações: aqui.

Sejam todos bem-vindos!

terça-feira, 6 de abril de 2010

Exercício do mês: verbo Ser (voz passiva)

puzzle Lusofonia
Continuamos com exercícios muito fáceis, simplicíssimos, que tem a ver com o verbo Ser.  Dez frases para colocar a forma verbal adequada e construir a voz passiva. Vejam aqui.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Novo poema: Sotaque da terra, de Mia Couto

Na secção wordle trazemos para este mês de Abril um dos primeiros poemas (escrito em Junho de 1986) do moçambicano Mia Couto (Beira, 1955). Foi publicado no livro Raiz de Orvalho e Outros Poemas (Lisboa, Novembro de 1999; anteriormente houve uma edição em Maputo, 1983)
Podem ver várias gravações deste autor no Youtube; aqui trazemos uma interessante conversa com Raquel Santos no programa Entre Nós, da RTP 2 (são quase oito minutos):