quinta-feira, 31 de dezembro de 2009




Queremos que estas verdadeiras  
árvores de Natal 
(capital do Rio Grande do Norte, Brasil
sejam a metáfora certa que exprima os nossos melhores desejos para este ano Dois Mil e Dez.

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Acaba o ano...

... e por toda a parte mostram-se resumos do ano e, ainda, da década. Aqui temos as cem fotografias da Agência Reuters, as melhores fotografias do Público, os trinta livros da década (I), (II) e (III) para Henrique Raposo, as fotos de 2009 para o Expresso e a Revista do Ano da SIC.
Se quiserem, vejam.



domingo, 27 de dezembro de 2009

Percorrer Trás-os-Montes




O nosso amigo Félix-J. Castaño percorreu este último Verão os trilhos e caminhos de Trás-os-Montes; deixou-nos muitas fotografias, das quais mostramos aqui só seis: a primeira do Douro fronteiriço, a segunda de Miranda do Douro (já sabem, a cidade onde podem falar português e mirandês), duas foram tiradas no Rabal (freguesia situada no Parque Natural de Montesinho) e mais duas de Bragança. Vejam que uma delas é do interessante Centro de Arte Contemporânea Graça Morais. Não conhecem esta pintora? Começem a saber algo sobre esta artista trasmontana (Vieiro, 1948) no seu blogue.  
Mais uma vez, obrigado pelas fotos, Félix!             


quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Curso de Português com o jornal Hoy

Uma boa forma de dar a conhecer a língua portuguesa:

 

Parabéns ao jornal Hoy!

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Festa natalícia

Acabámos há poucas horas a modesta festa de Natal deste ano (bom, antes fomos almoçar os professores e o pessoal não docente ao restaurante Los aperos, embora não estivéssemos todos). Além do chocolate e das farturas à espanhola, realizámos dois pequenos concursos. O primeiro deles consistia em redigir um texto que tivesse a ver com o Natal e venceu o grupo formado por Sufyan Ouzraoin, Angelo Costales e Marian Castillo, de 1º de Nível Básico de Francês e o brilhante resultado pode-se ver nesta notícia.
Para o segundo dos concursos o grupo (como no caso anterior, não podiam trabalhar pessoas isoladas) tinha de responder a trinta perguntas de carácter cultural. Quem venceu? Os melhores foram Jaime Martín Díaz (1º de Nível Intermédio de Inglês) e Pedro Manuel Moreno Marcos (2º de Nível Intermédio de Inglês).
Podem comprovar os vossos conhecimentos aí ao lado, mas as respostas só serão divulgadas no mês de Janeiro. Até a chegada do dia 11 de Janeiro, passem boas festas e desfrutem da família, dos almoços e jantares, dos engarrafamentos, das compras, do frio, da lotaria...

domingo, 20 de dezembro de 2009

Curso Monográfico: Descobrir Portugal em bom português

El plazo de matrícula se abre en enero de 2010

Título: Descobrir Portugal em bom português
Nivel del MCERL: A1+
Número máximo de alumnos: 20
Lugar: Escuela Oficial de Idiomas (aula 11)
Horario: Martes y jueves, de 17.30 a 19:15 horas
Días de clase: 2, 4, 9, 11, 23 y 25 de febrero (12 horas); 2, 4, 9, 11, 16, 18, 23 y 25 de marzo (16 horas); 6, 8, 13, 15, 20, 22, 27 y 29 de abril (16 horas); 4, 5, 11, 13, 18, 20, 25 y 27 de mayo (16 horas). 60 horas en total.
Profesor: José María Durán Gómez
Curso reconocido por el CPR de Navalmoral de la Mata
Se puede consultar cualquier información adicional en la Secretaría de la Escuela

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Novidades: um exercício e o poema Mar Sonoro

Hoje temos duas pequenas novidades: um exercício para nós treinarmos o futuro do conjuntivo (já sabem, futuro do conjuntivo + presente do indicativo, futuro do indicativo ou imperativo) e um excelente poema (Mar Sonoro), de uma das grandes escritoras em língua portuguesa, Sophia de Mello Breyner Andresen (Porto, 1919 - Lisboa, 2004). Este poema foi publicado por vez primeira no livro Dia do Mar (Lisboa, Edições Ática, 1947).

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

De volta a Lisboa

Ao sair do comboio o bem-vindo a Lisboa foi algo típico dos princípios de Dezembro - uma névoa ligeira que costuma cobrir a cidade pela manhã. Já a cidade estava a acordar e as primeiras pessoas passeavam pelas ruas à procura dum cafezinho para começarem bem a sexta-feira. Os cheiros tão conhecidos e acolhedores enrolaram-me, do café, as castanheiras... em fim, já me senti em casa. Lisboa é uma maravilha da cidade. Embora seja a capital dum país muitas vezes parece-me uma aldeia. É que não se pode passear pela rua sem dar com um amigo doutra altura já passado, a malta caminha tranquilamente pela cidade, sem o ar de pressa que costuma rodear as capitais.

Mesmo assim, Lisboa tem de tudo. Nunca lhe falta coisas para fazer, os imigrantes brasileiros e africanos asseguram que há sempre uma inundação de concertos, na maioria de borla, ou ao custo de dois ou três euros. E merecem a pena. Lisboa tem uma mistura de culturas fenomenais, em que se pode disfrutar de tudo.
Além disso há sempre varias exhibições e feiras aonde ir, matar o tempo.

Estar lá durante o período natalino também tem o seu encanto. As luzes que se montam nessa época são espectaculares, nem sequer quer pensar o dinheiro invertido só da para apreciar a sua beleza. Vê-se a cidade transformada num conto de fadas, que junto com as castanheiras da à cidade um ambiente mágico. Pronto, com tudo isso quero dizer que Lisboa é uma cidade que me impressionou muito.

E vocês? Já foram a Lisboa? Como foram as tuas experiências? Deixo-vos duas fotos das luzes deste ano. Espero que gostem.

Sandra Young

Suspendida la Cena de Portugués

Queridos alumnos y otros invitados:
Como la profe está enferma (força, Esther!), hemos pensado que es mejor aplazar (suspender: ¡nunca!) la cena para enero y así celebramos el nuevo año con más alegría.
En enero, Esther estará totalmente recuperada, los reyes Magos (o para quien prefiera,  Pai Natal) nos habrán traído un montón de ganas de venir a clase y el 22 de diciembre nos habrá tocado la lotería...

En fin, no hay Jantar de Português, pero el lunes 21 de diciembre hay chocolatada y juegos. ¡Nos vemos en la Escuela!

Aviso para os grupos de Nível Básico e Intermédio

Nesta semana não haverá aulas,
dado que a professora está doente.
Voltará depois de férias, na segunda, 11 de Janeiro.

As melhoras, Esther!!

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Jantar de Português na Casa do Bacalhau

Já fizeram todos a inscrição para o Jantar de Português? Como sabem, será na próxima quinta-feira (17 de Dezembro) por volta das 21:30 na Casa do Bacalhau.
Que bom! O cheiro do alecrim e dos coentros está bem perto...

domingo, 13 de dezembro de 2009

The BOBs: os prémios da Deutsche Welle

Já está aqui a sexta edição dos prémios The BOBs da Deutsche Welle. Estes alemães estão à procura do melhor blog do mundo e para isso organizaram o maior concurso internacional de weblogs (bom, já sabem como são estes rapazes... começam um trabalho e não param).

Como neste blogue, Portugalite, somos muito optimistas, já enviámos as nossas candidaturas para melhor blogue em língua portuguesa (somos muito optimistas; risos e sorrisos) e melhor weblog (somos muito, muito optimistas; gargalhadas). Estes prémios, que possuem um grande prestígio, escolherão os melhores blogues nas seis seguintes categoriasweblog, podcast, videoblog, prémio Repórteres Sem Fronteiras (RSF) para a Liberdade de Imprensa, Blogwurst e Prémio Tópico Especial Mudanças Climáticas.
Além destas categorias, premiar-se-ão os melhores blogues escritos em língua árabe, bengali, chinês, alemão, inglês, francês, indonésio, persa, russo, espanhol e, obviamente, português.
Se, caro leitor deste artigo, é blogueiro: faça já a inscrição do seu blogue (teve o seu início há pouco e só acaba no dia 14 de Fevereiro de 2010). Se não é, pode ajudar Portugalite sugerindo-o como melhor blogue em língua portuguesa ou ainda pode redigir um comentário neste espaço.
Quem ganhou o ano passado? O melhor blogue do júri foi para o cubano Generación Y, da blogueira Yoani Sánchez, e o Prémio RSF foi partilhado pelo iraniano 4equality e a chinesa Zeng Jinyan. O melhor blogue em língua portuguesa de 2008 foi para Querido Leitor, da jornalista brasileira Rosana Hermann.
Os resultados dos melhores blogues de 2009 conhecer-se-ão em Berlim, no dia 15 de Abril de 2010.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Blogues de Cabo Verde



Para nós conhecermos Cabo Verde -sem ter de apanhar o avião ou mesmo antes de o apanhar (quem me dera!)- podemos viajar pelas páginas dos seus escritores: Germano Almeida (há vários livros deste excelente romancista na biblioteca), Baltasar Lopes (o autor de Chiquinho) ou Manuel Lopes (que escreveu Os Flagelados do Vento Leste em 1959); podemos ouvir música de Cesárea Évora ou Sara Tavares (portuguesa, filha de emigrantes) e até podemos ver programas espanhóis de televisão. Sempre estão aí wikipédia, as páginas oficiais do governo, da Rádio e Televisão CaboVerdiana ou a inovadora revista digital Tertúlia Crioula, criada por jovens estudantes universitários.
Mas agora vamos dar uma voltinha pelos blogues caboverdianos, que encontramos em www.afrigator.com, nos blogs cabo verde blog e Sobre Cabo Verde ou no sapo.cv/.
Já dei uma olhadela e gostei daquilo que vi. Por exemplo, acho magnífico Café Margoso: um blogue muito bem cuidado, com excelentes fotografias e textos de qualidade (i.e. "perguntas cafeanas"). Mas não está sozinho: é um prazer, ou simplesmente muito interessante, ler as páginas de Pedrabika e Teatrakácia. E há mais, para o buscador Afrigator eis 15 principais blogues caboverdianos: Café Margoso, Pedrabika, Sanpadjud, Morabeza, Teatrakácia, Ouvir Estrelas..., Com(ou sem)tigo, Maktub, Blog de Amílcar Tavares, Pedaços de mim, Palco da Vida, O Blog do Reitor da UniPiaget, O outro lado do Eu (feitos estes dois últimos pelo Prof. Jorge Sousa Brito), Waaldé e Caboverdiano.

Contudo, encontrámos ainda mais blogues, nomeadamente no sapo: O aZul dO mAr, Kusas di Téra, Muzika di Téra (sobre a música de Cabo Verde em Portugal).

Percorram pois, Cabo Verde sem saírem de casa: naveguem em português e crioulo cabo-verdiano pelos blogues deste arquipélago africano.



terça-feira, 1 de dezembro de 2009

1º de Dezembro: feriado em Portugal


Hoje é 1º de Dezembro, feriado em Portugal. Muita gente aproveita  para fazer uma pequena viagem ou ir às compras. E também é o dia em que os monárquicos portugueses (que também há) reivindicam a restauração do sistema monárquico na figura do "duque de Braçança". Felizemente, os momentos de guerra passaram entre os dois países ibéricos e Portugal aparece hoje como um referente internacional, quer a nível europeu, quer a nível ibero-americano.
 
O quadro, tão romântico, que aqui se apresenta é  a famosa pintura Coroação de D. João IV, realizada em 1908 por José Veloso Salgado (Melón, Espanha, 1864, Lisboa, 1945).

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

O nome das ruas

Já pensaram nos nomes das ruas? É este um elemento cultural que encontramos diferente em cada país. Com certeza, nas viagens a Portugal já repararam que o hotel se situava na Avenida da República, o restaurante na Praça de Camões e aquela loja tão gira na rua de D. Afonso Henriques. Motivos para reflectir (quem serão estes senhores tão importantes que eu nem sequer conheço?), para decorar (quem não teve, alguma vez, que aprender de cor o nome dificílimo de uma rua qualquer?) ou para sorrir (Praça da Alegria, Rua do Alecrim...). Estas ou outras ruas estão aqui e ainda num novo apartado deste blogue: Cada mês, um novo exercício.
E agora uma pergunta para vocês comentarem: que nomes engraçados de ruas conhecem?

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Novo poema: Miradouro de Santa Luzia

Há um ano morreu Ángel Campos Pámpano, poeta, professor, tradutor... Aqui trouxemos a notícia e agora queremos continuar a secção "Um poema" (que foi iniciada com aqueles versos que dizem "O Tejo é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia") com um dos escritos por ele por volta de 1983 e dedicados a Lisboa.
O poema, intitulado Miradouro de Santa Luzia, diz: Si todos los colores son el blanco, / cómo decir el gesto, la ventana / o esa nube encendida / sobre el río que es luz / que no se nombra y arde / y pasa y ya es olvido.
O poema encontra-se aqui: Ángel Campos Pámpano, La vida de otro modo, Madrid, Calambur, 2008 (p. 55).

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Representantes de turma

Há poucos dias foram realizadas eleições para representantes de turma. Estes são os alunos de português que receberam o apoio e a confiança dos colegas:

1º de Nível Básico: Luciano Blanco Torres e Antonio González Cordero
2º de Nível Básico: Juan Luis Saavedra Moreno e Felipe del Olmo Arroyo
1º de Nível Intermédio: Mónica Rubio Carrasco e María Jesús Álvarez-Palencia Serrano
2º de Nível Intermédio: Benito Sánchez Zavala e Violeta Peña López
1º de Nível Avançado: Luis Carlos Izquierdo Izquierdo e Raquel García Pastor
2º de Nível Avançado: Roberto Alonso Camacho e Guadalupe Alegría Ballesteros

Força e boa sorte!

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Para os alunos de 2º de Básico e 2º de Intermédio

Infelizmente, a prof. Esther continua doente. Por isso, hoje, quinta-feira, 19 de Novembro, não haverá aulas de 2º de Básico e de 2º de Intermédio.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Para os alunos de 1º de Básico e 1º de Intermédio

Caros alunos,
Hoje, quarta-feira, 18 de Novembro, não há aulas porque a professora está doente (as melhoras, Esther!).

Uma página interessante: bab.la


Há uma página que julgo pode ser interessante para os estudantes de português: contém jogos (palavras embaralhadas, jogo da forca, etc.), dicionários, exemplos temáticos de vocabulário, algumas aplicações úteis para os computadores, um guia de  sobrevivência gratuito e algum teste de conhecimentos linguísticos. Visitem bab.la e digam nos comentários se gostaram, se resultou útil, etc.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Noite de fados em Navalmoral

A Casa do Bacalhau organiza mais uma noite de fados. Será amanhã, sábado, 14 de Novembro às 21:30 horas, na "Finca Los Aperos" (10300 Navalmoral de la Mata).
Junto com Cláudia PicadoCláudia Leal e Vítor Miranda virão José Duarte (guitarra portuguesa) e Bruno Costa (viola).

Para mais informação, o melhor é ligar para a Casa do Bacalhau (927 532 532 e 646 669 349), que é na rua Garganta Nogales, 2 da nossa cidade.
Como pequeno exemplo, aqui colocamos "Ser fadista", interpretado por Cláudia Picado:



quarta-feira, 11 de novembro de 2009

En la Raya (aprender e ensinar português)

Já viram o programa En la Raya de Canal Extremadura Televisión? Eu não.. mas está aqui. Além de forcados, vão conhecer professores de português (Silvia e Juan da UEX, Pedro do IES Extremadura, Marcos da EOI de Villanueva, Teresa Ferreira, do Instituto Camões, Javier Figueiredo...) e alunos, muitos alunos. A não perder (são cerca de trinta minutos).

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Plasencia: a Ponte Nova

Ponte de PlasenciaNa semana passada, o nosso professor, falava acerca das pontes que há na cidade do Porto, e pediu-nos contarmos duma ponte da nossa cidade da qual gostássemos. Então, vou contar-vos...

Quando estamos a falar em pontes, na minha opinião, estamos a falar não só de uma obra
arquitectónica mais ou menos antiga ou bonita, mas também falamos dos rios que decorrem sob elas. É lógico pensar que uma cidade que tem pontes, tem rio, e este tem muito a ver com a beleza, a riqueza, e a vida dela. Daí a sua importância.E m Plasencia que é a cidade onde moro, há quatro pontes, mas da que eu mais gosto é da chamada "Ponte Nova" da qual vou contar...
Segundo o livro Las siete centurias de Alejandro Matías Gil (1877), em 1512 acabou-se a construção desta ponte chamada nova por ter sido a última construída nessa altura. No entanto, o seu verdadeiro nome é "Da Ilha", pois fica perto da ilha, uma zona muito frondosa
Livro Plasenciae cheia de árvores, percorrida pelo rio Jerte. Relativamente à arquitectura da ponte, digamos que é pouco elegante, e toda feita de silhares, que saõ blocos de granito talhados, que a fazem muito forte.
Mas, para nós valorizarmos no seu conjunto, acho importante repararmos numa capelinha ou templo pequeno que há lá em cima da ponte, na qual temos de destacar uma estátua de "Nossa Senhora da Cabeça". No pedestal desta imagem há uma inscrição em caracteres góticos confusos, mas ainda legíveis, onde se diz que nesta nobre cidade de Plasencia, reinando o Rei D. Hernando e a Rainha Dona Isabel, nossos senhores, mandaram fazer esta ponte da Ilha que se começou no ano de MCCCCC (1500) e se acabou no ano MCCCCCXII (1512) no dia seis do mês de Abril, tendo sido o mestre dela D. Rodrigo de Alemão. Em frente desta inscrição, na
parte da ponte que olha para a ilha, estava o brasão de armas dos Reis Católicos, e digo estava porque há alguns anos um camião o atirou para o rio, e agora fica debaixo da capelinha, e não em frente dela. Naquela altura apenas havia uma ponte em Plasencia, a de "São Lázaro" assim a contrução desta teve muita importância já que supôs ligar a cidade com o outro lado do rio e também com as comarcas do Vale e da Vera pois a nova ponte ficava ainda mais perto delas.
Voltando ao início deste relato, gostava de destacar e dedicar umas linhas ao rio. O nome do rio é Jerte, mas antigamente era chamado Xérete, que quer dizer "rio do gozo", segundo os árabes. O Xérete, sem mudar o seu rumo percorre vilas, e pontes pequenas e grandes, antigas e modernas, mas não repara nelas. E este é o misterio que os livros não contam. Se paras um momento na ribeirinha e olhas para ele com calma, estás a perceber que o rio no seo passar, e a ponte na sua quietude, não partilham cadeias. Pode-se adivinhar que o "Xérete" há mais de cinco séculos fica apaixonado pela "Ponte Nova", e até fala baixinho para ela ouvir no seu decorrer. Se não acreditam, podem provar ... e ouvi-lo! Mas, o autêntico segredo é pensar em português, do contrário não acontece nada !... Imaginam porquê?...

Inês Maria (2NA)


domingo, 8 de novembro de 2009

Sítio do Picapau Amarelo

Andava eu a manter-me informada acerca daquilo que os colegas fazem pela blogosfera quando encontrei este texto do Marcos. Desconhecia a tradição mas foi impossível não me lembrar de um dos monstros que me fazia tremer quando era pequenina: a Cuca.


A Cuca era uma das personagens da série infantil da TV Globo Sítio do Picapau Amarelo, que eu seguia avidamente nas manhãs do fim-de-semana da RTP1 (quando esta ainda era Canal 1). Era uma espécie de crocodilo com cabelos loiros e uma voz assustadora que raptava as crianças mal comportadas. De todos os seres mitológicos do folclore brasileiro que povoavam o livro de Monteiro Lobato era aquele que mais me assustava.


Com textos de Benedito Rui Barbosa e Luís Fernando Veríssimo, entre muitos outros, e um genérico da autoria de Gilberto Gil era uma das melhores maneiras possíveis para aprender acerca do país irmão. Gostava do Saci, da Dona Benta, da Tia Nastácia, do Visconde, da Narizinho e do Pedrinho, mas a personagem das personagens chamava-se Emilia. Uma bonequinha de trapos com vida, refilona e tagarela que estava sempre a meter-se em sarilhos.

Deixo-vos o genérico de 1978 que é aquele de que me lembro melhor (por essa época, as produções da Globo chegavam a Portugal mais ou menos 5 anos depois da sua exibição no Brasil).



Susana

domingo, 1 de novembro de 2009

Pedir os Santinhos

Aqui na minha zona há uma tradição que se cumpre sempre no dia 1 de Novembro. Enquanto os pais dormem a manhã do dia feriado as crianças do distrito de Portalegre juntam-se na rua em pequenos grupos e batendo à porta dos vizinhos "pedem os santinhos".

Lembro-me de ser pequena, pegar num dos sacos do pão que a minha avó fazia e ir ter com os meus amigos. O importante não era se no final da manhã o saco estava cheio ou vazio, o importante era termos passado aquelas horas juntos, eram as gargalhadas, o passeio, era chegarmos a casa com a alma cheia e um sorriso nos lábios.

Pelo que li, para poder escrever este artigo, o costume vem-nos do facto de ser o dia anterior ao Dia de Finados e as crianças pediam pelas almas daqueles que já não estavam. Era-lhes dada fruta (principalmente frutos secos), bolos, chocolates, dinheiro,... o que houvesse em casa. Li também, nos diferentes blogues das escolas do meu distrito que as crianças continuam a sair nesta manhã para cumprir a tradição. Não dei por eles, é verdade, este ano não me acordaram os toques insistentes na campainha. E eu que até tinha comprado chocolates para oferecer.

Susana (Correspondente em Portugal)

Magusto e castanhas


Estes primeiros dias de Novembro são tempos de magusto, de castanhas, castanheiros e soutos. Para a Igreja Católica são os Dias de Todos os Santos e dos Fiéis Defuntos; mas em Portugal também é noite de folia e ainda de Halloween.
Aqui trazemos, a modo de exemplo, a programação de Vinhais, no nordeste transmontano.

sábado, 31 de outubro de 2009

Al límite. I Congresso da SEEPLU

A Sociedade Extremenha de Estudos Portugueses e da Lusofonia vai organizar nos próximos dias 5 e 6 de Novembro o I Congresso Internacional Al Límite. Será em Cáceres, na Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade da Extremadura. Na página da SEEPLU está toda a informação (inscrições, horários, etc.).

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

VII Mostra Portuguesa


Há poucos dias acabou Ágora. O debate peninsular (embora ainda possamos ver alguma exposição) e já vai começar a VII Mostra Portuguesa, organizada pela Embaixada de Portugal em Madrid.
música: Rodrigo Leão, Nua Trio, Cristina Branco e María Berasarte e para concluir, Deolinda. Há teatro e dança: Jaula, de Ana Cristina CâmaraDe mim não posso fugir, paciência, pela companhia de Tânia Carvalho. Há cinema na Filmoteca Española: Todo esto es Fado, Movimientos Perpetuos, Singularidades de una chica rubia, El Arquitecto y la Ciudad, El Juicio, African Parade, La Zona, Ruinas, Piel e Gloria. E literatura, arte, moda e mais. A programação completa está neste blogue.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Para os alunos do Monográfico e 1º de Avançado

Caros alunos,

Hoje não há aulas: o professor está doente.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Deolinda em Cáceres

Já sabem todos que, com motivo de Ágora. O debate peninsular 2009, Deolinda estará no próximo sábado, dia 24 de Outubro no Gran Teatro de Cáceres?
Não conhecem Deolinda? Não posso acreditar! Então, visitem myspace, youtube, facebook ou mesmo o blogue do grupo.
E já sabem, todos ao Gran Teatro: não sejam tolos, pá!

sábado, 17 de outubro de 2009

Portugalite faz hoje um ano!

Para nós, hoje é dia de aniversário!

O Portugalite nasceu (com a força e as ideias da blogueira Susana, que agora está na EOI de Badajoz) há um ano e ficou connosco durante este tempo. Mas este pequeno blogue quer continuar com artigos escritos pelos alunos, com notícias que tenham a ver com Portugal e a língua portuguesa espalhada pelos quatro (ou cinco ou seis ou sete) cantos do mundo e com mais comentários (vamos lá, comentem, que a blogosfera é de todos nós e tivemos poucos até agora). Para melhorar, e ser um blogue mais atractivo, esperamos realizar em breve alguma mudança estética e introduzir algumas inovações tecnológicas.
Contamos para isso, como tem vindo a acontecer nestes 365 dias, com o apoio dos nossos colegas de inglês e francês (os melhores professores de inglês e francês da Extremadura), com as sugestões dos colegas  de português e com os nossos seguidores.




Até hoje Portugalite recebeu quase 8.000 visitas, que leram os 152 artigos aqui publicados, mas é nossa intenção superar este número neste ano 2009/2010. É curioso saber que por este bloguezito passaram -segundo o Feed- pessoas de Portugal Portugal (61%), Espanha Spain (15%) e Brasil Brazil (9%), mas também vieram alguma vez de Angola Angola, Moçambique Mozambique, Cabo Verde Cape Verde ou Timor Leste . E, claro, da França France, Grécia , EUA United States, Venezuela Venezuela, México ou Índia India...

Mas o blogue não caminha sozinho, já que agora as notícias do Portugalite também se disponibilizam no Facebook: passem por aí, serão sempre bem-vindos.

E o que é melhor, Miguel Esteves Cardoso ainda não nos demandou pelo uso do nome Portugalite.

Esther M. e Chema D.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Jaime Bunda, Agente Secreto, de Pepetela



Vai aqui a primeira recomendação de leitura para este ano 2009/2010. Um livro policial engraçado, com situações cómicas, mas cheio de ironia e de, às vezes, humor azedo. Um romance excelente para conhecer a Luanda (e a Angola dos secretos de Estado, da corrupção e dos benefícios do petróleo) de finais do século XX, onde Pepetela (Benguela, 1941) escreve algumas das suas melhores páginas, especialmente quando parece que não diz as coisas à sério.


E quando acabarem de ler este romance, não fiquem aflitos, aí está Jaime Bunda e a morte do americano, com o nosso anti-herói favorito (paródia de James Bond) a desvendar a estranha morte em Benguela dum engenheiro dos EUA.
Obviamente, não é um grande livro de mistério; o assunto não é descobrir quem é o assassino ou onde está a faca ou a pistola do crime; o assunto é Angola, a corrupção e a inépcia do poder, as mudanças na linguagem oficial para se adequar aos novos tempos. Importa também desfrutar com a linguagem e com esses quatros narradores que sublinham a ficção que toda obra literária é.

E para concluir diga-se que o escritor, que recebeu o Prémio Camões em 1997, também o encontramos no Facebook.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Eleições Autárquicas 2009: resultados

Ontem, 11 de Outubro, houve eleições autárquicas em Portugal. Podem ver os dados oficiais e vários comentários: do DN, Público ou Expresso.



Entre outros resultados, continuará António Costa (PS) a ser Presidente da Câmara de Lisboa e Rui Rio (PSD) do Porto.
No concelho do Corvo (Açores), o PS obteve 180 votos (4 mandatos), o PPD/PSD consiguiu 87 votos (1 mandato), 5 pessoas votaram em branco e houve mais 5 votos nulos. Assim, nesta ilha votaram 277 pessoas (78'69% das 352 inscritas).

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Descoberta!

Queridíssimos, voltei! Ok, não é bem verdade. Voltei ao Portugalite (e não à EOI de Navalmoral), ainda que não com o mesmo estatuto que antes. O Chema atribuiu-me no sábado passado o cargo de "Correspondente do blogue em Portugal" e aqui estou eu a cumprir as minhas funções.

Queria, então, contar-vos uma descoberta que fiz há mais ou menos 10 minutos:
A EOI de Badajoz à sexta-feira é mais ou menos como a EOI de Navalmoral naquelas quintas-feiras em que há avaliações nos Liceus e recarga na Central Nuclear. Não se vê viv'alma, e eu aqui, à espera da aula seguinte.
Sem nada mais a relatar.

Susana (Correspondente em Portugal)

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

5 de Outubro, Dia da República

No dia 5 de Outubro de 1910 a República foi proclamada em Portugal enquanto o último rei, D. Manuel II, deixava o país no iate real "Amélia". Uma época, cheia de esperanças e bons desejos, começava então. Novos símbolos, como a bandeira e o hino, nasceram nessa altura.




Para saber mais das origens da República Portuguesa, aconselhamos as seguintes ligações: Museu da Presidência da República, Biblioteca Museu República e Resistência da Câmara Municipal de Lisboa, Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa, ou a inevitável wikipédia.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Parabéns, Rio!!

E agora... Rio de Janeiro vai organizar os Jogos Olímpicos (e Paraolímpicos) de 2016. Só isso, mais nada. Serão os primeiros Jogos a ser organizados na América do Sul, os primeiros a ser organizados numa cidade que fala português.

PARABÉNS!


Cuidado! Esta logomarca ficou ultrapassada, Rio de Janeiro deixou de ser "cidade candidata"

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Ágora. O debate peninsular - 2009

A edição de 2009 de Ágora. O debate peninsular já está aqui.


Vemo-nos em Cáceres?


terça-feira, 29 de setembro de 2009

Eleições legislativas em Portugal

Acabaram as eleições legislativas em Portugal e aqui mostramos os resultados. Ainda não são completos, já que os votos dos círculos leitorais de Europa e de Fora de Europa serão apurados no dia 7 de Outubro.

Partido                     Votos                                                    Mandatos


Partido SocialistaPS                    36,56% - 2.068.560 votos                  96

 
Partido Social DemocrataPPD/PSD     29,09% - 1.646.071 votos                   78 

CDS - Partido Popular 
CDS/PP        10,56% -    591.938 votos                     21


Bloco de EsquerdaB.E.                   9,85% -    557.091 votos                     16


CDU - Coligação Democrática UnitáriaPCP/PEV       7,88% -    446.172 votos                    15



Houve 5.658.495 votantes (60'54% dos 9.347.315 inscritos)


A informação mais completa é aqui, leiam-se igualmente as análises do DN, Público ou Expresso. Também deixamos a ligação para um artigo (polémico) dum analista da Extremadura, o Javier Figueiredo. E não percam os fantásticos Gatos Fedorentos.